quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Igreja Perseguida no Vietnã,18ª posição na Classificação de países por perseguição

A Igreja Perseguida no Vietnã
18ª posição na Classificação de países por perseguição

A Igreja A perseguição Motivos de oração

O Vietnã localiza-se no Sudeste Asiático. Seu território caracteriza-se pelas planícies alagadas nos deltas do Rio Vermelho ao norte e do Rio Mekong ao sul, e por montanhas nas regiões norte e central.

População

A maioria da população habita pequenos vilarejos rurais. Quase todos os vietnamitas pertencem à etnia quine, mas há alguns grupos étnicos minoritários, como os chineses e os haos. Há etnias que habitam nas montanhas do planalto central do Vietnã, e são conhecidas coletivamente como montagnards (em francês) ou degar (em vietnamita).

Metade da população vietnamita professa o budismo, enquanto uma pequena parcela segue outras religiões sincréticas.

História e governo

A nação vietnamita possui muitas cicatrizes deixadas pelas diversas formas de tormentos e agressões que já sofreu. Desde 1941, o país tem passado por guerras e dificuldades, em parte como consequência da instauração do governo comunista em 1945.

Em 1975, o Vietnã do Norte, de orientação comunista, conquista o Vietnã do Sul depois de três décadas de conflito. O país é reunificado no ano seguinte. Em 1978, o Vietnã invade o Camboja e inicia um conflito que duraria até 1989, quando as tropas vietnamitas se retiram do território cambojano.

O Vietnã é controlado pelo Partido Comunista e o sistema legal baseia-se em uma mescla do código civil francês e da doutrina comunista. O atual presidente, Nguyn Minh Triet, e o secretário geral do partido, Nong Fuc Manh, têm combatido a corrupção e lutado por uma reforma econômica.

Economia

Investimentos estrangeiros aumentaram no país e, em 2007, depois de 12 anos de negociações, o Vietnã juntou-se à Organização Mundial do Comércio. Isso fez do país a segunda economia com crescimento mais rápido no Sudeste Asiático.

Alguns líderes do Partido Comunista acham que a abertura econômica irá enfraquecer o poder do partido.

No entanto, a disparidade de bens entre a área urbana e a rural é enorme. O crescimento econômico veloz do país rapidamente mudou a sociedade, deixando mais acentuada a diferença entre as camadas sociais.


A Igrejavoltar ao topo

As atividades missionárias cristãs, em particular as dos franceses, começaram no século XVII.

Formada em 1929, a Igreja Evangélica do Vietnã, ou Hoi Thanh Tin Lanh Vietnam, é a maior denominação protestante e a mais antiga do país. Ela é fruto do trabalho de missionários norte-americanos.

A Igreja vietnamita é uma minoria no país, abrangendo cerca de 8,1 milhões de pessoas ou 10% da população do país. Desse total, 6,5 milhões são católicos, o que faz do Vietnã o segundo país com maior população católico da Ásia (em primeiro lugar estão as Filipinas).

Dois terços dos protestantes pertencem às minorias étnicas tribais, sendo que a metade delas já foi alcançada pelo evangelho. O governo permite o trabalho de organizações cristãs no país, especialmente daquelas que procuram atuar nas áreas de desenvolvimento e ajuda humanitária.


A perseguiçãovoltar ao topo

Teoricamente, há liberdade religiosa no Vietnã. Para retirar o Vietnã da relação de Países de Preocupação Específica - uma lista compilada pelos Estados Unidos com países que violam direitos humanos e aos quais eles impõem embargos comerciais -, o governo relaxou na perseguição contra os cristãos.

Há relatos de comunidades recebendo permissão do governo para se reunir em grandes grupos. Aproximadamente 40 grupos domésticos protestantes foram registrados em 2007 no Norte do país.

Assim, o maior violador da liberdade religiosa no Vietnã deixou de ser o governo central e passou a ser o governo local ou os chefes das tribos. O respeito à liberdade religiosa em uma vila depende do quanto o líder da vila é comunista. Quanto mais comunista, mais violações existem. A perseguição contra os crentes se tornou mais localizada e, por consequência, mais difícil de monitorar.

Entretanto, ainda há restrições. O governo monitora reuniões e líderes religiosos. A comunidade religiosa ainda precisa registrar-se para funcionar, mas esse processo ficou mais fácil.

Em 1999, um decreto estabeleceu a liberdade religiosa, dando aos cidadãos o direito de escolher e mudar sua opção religiosa. No entanto, o próprio decreto de 1999 adverte sobre as punições para quem utilizar a religião com o intuito de prejudicar o Estado. Em abril de 2001, o governo vietnamita reconheceu oficialmente algumas igrejas evangélicas pertencentes à Igreja Evangélica do Vietnã. Foi a primeira vez que a organização obteve um status de legalidade desde o fim da Guerra do Vietnã, em 1975.

O padre Nguyen Van Ly foi condenado a oito anos de prisão no dia 29 de março de 2007 por distribuir "material prejudicial" ao Estado. Assim como ele, dois advogados protestantes, acusados do mesmo "crime", tiveram o mesmo tipo de pena.

O advogado Nguyen Van Dai, membro da congregação de Hanói da Igreja Evangélica do Vietnã, foi preso no dia 2 de março de 2007. Ele havia documentado violações aos direitos humanos no Vietnã. A advogada Le This Cong Nhan também foi presa. Ela havia acabado de concluir um curso da doutrina cristã para novos convertidos na mesma igreja em que se preparava para o batismo.

Após um julgamento que durou apenas quatro horas, em 11 de maio de 2007, Nguyen Van, 38 anos, foi condenado a cinco anos de prisão e quatro de prisão domiciliar. Le Thi Cong, 27 anos, recebeu uma sentença de quatro anos de prisão e três de prisão domiciliar.

As autoridades proibiram a esposa de Nguyen daí de visitá-lo, e o telefone de sua casa e celular foram cortados. Uma fonte cristã disse que a polícia tentou incitar os vizinhos contra ela.

A imprensa também desqualificou os advogados descrevendo-os como pessoas sem a capacidade de manter um emprego depois da graduação na escola de direito. O artigo diz que Nguyen Dai chegou à faculdade sem a graduação suficiente por causa da influência de seu pai, que era membro do partido Comunista. A reportagem retrata ambos os advogados como criminosos. Nguyen Dai teria recebido do departamento de Estado norte-americano uma bolsa de estudos para estudar Direito nos Estados Unidos, depois teria recebido ajuda para estudar sobre internet e segurança de computadores nas Filipinas. Ele também é acusado de relatar a países inimigos do Vietnã supostas "infrações à liberdade religiosa". Le This Nhan é acusada de agir contra a elite dominante em favor de "um mercado independente e unido".

As atividades de Nguyen Dai na defesa dos direitos humanos, além da liberdade de culto, geraram polêmica na comunidade evangélica vietnamita. Muitos protestantes acreditam que é muito arriscado desafiar o monopólio político do Estado com essas questões.


Motivos de oraçãovoltar ao topo

1. Os cristãos vietnamitas foram intensamente perseguidos no passado. Agradeça a Deus pela crescente abertura. Ore para que o governo vietnamita permita que mais ministérios cristãos forneçam ajuda humanitária, educação e apoio aos orfanatos no país.

2. A Igreja vietnamita está encarando as dores do crescimento. Louve a Deus pelo enorme crescimento da Igreja. Ore para que cristãos sejam mobilizados em todo o mundo, permitindo que recursos sejam levantados para apoiar e treinar os líderes da Igreja no Vietnã.

3. Líderes cristãos do planalto central têm de percorrer longas distâncias para visitar e ministrar às suas congregações. Ore por esses pastores, para que as dificuldades não os desanimem em seu ministério.

Fonte: Portas Abertas
Estreito Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário