segunda-feira, 23 de maio de 2011

Egito registra confrontos entre muçulmanos e cristãos


Governoeu reabrir cerca de 50 igrejas em todo o Egito para acalmar os cristão.
Egito registra confrontos entre muçulmanos e cristãos.Governo prometeu reabrir cerca de 50 igrejas em todo o Egito para acalmar os cristãos. Cristãos e muçulmanos entraram em confronto atirando pedras uns nos outros no subúrbio do Cairo na última semana. Isso aconteceu no evento de reabertura da igreja que havia sido fechada pelo governo anos atrás. A igreja é uma das três que foram reabertas como parte do plano das autoridades egípcias para tentar acalmar as tensões religiosas recentes. O governo prometeu reabrir cerca de 50 igrejas em todo o Egito para acalmar os cristãos que se manifestaram durante a semana.

As manifestações eram também contra os recentes ataques de perseguição que ocorreram nas últimas três igrejas no Cairo após a revolta popular que derrubou o ex-presidente Hosni Mubarak.
Na quinta-feira os conflitos começaram quando a polícia acompanhava um grupo de cristãos para reabrir uma igreja. Mais de mil muçulmanos, incluindo alguns ultraconservadores salafistas, tentaram bloquear o caminho, e os dois lados começaram a atirar pedras um para o outro, segundo relatos.
A polícia prendeu algumas pessoas e a confusão foi desfeita rapidamente, segundo um dos oficiais que estavam no local, e que pediu anonimato para relatar o que ocorreu. Nenhuma pessoa foi ferida.
Enquanto alguns cristãos já se reuniam na igreja reaberta, alguns cristãos decidiram ficar junto ao rio Nilo acampados, fora do templo. Eles decidiram continuar o protesto contra a perseguição religiosa.
Cerca de 10% dos egípcios são cristãos, e nesse mês, multidões de muçulmanos, aparentemente guiados por uma linha ultraconservadora do islamismo, destruíram e colocaram fogo em uma igreja localizada no subúrbio da cidade do Cairo.

Fonte: Fox News/ Missão Portas Abertas

Estreito Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário